[GPS] TomTom e trânsito em tempo real no Brasil

Publicado: 13/11/2013 em Android, Cotidiano, Google, Internet, Mundo, Notícias, Softwares, Tecnologia, Tutoriais / Info
Tags:, , ,

Em uma apresentação para jornalistas esta manhã, a TomTom apresentou o TomTom Traffic, serviço que já está disponível há algum tempo nos aplicativos da TomTom dos Estados Unidos e Europa, e que a partir de janeiro de 2014 estará também disponível para nós brasileiros. O serviço inclui a previsão de trânsito, indicando se um congestionamento está crescendo ou se dispersando, além de calcular quanto tempo o atraso causará na locomoção do usuário.

O lançamento do TomTom Traffic para o Brasil, é uma ótima notícia para quem possui o fantástico App TomTom Brasil, que infelizmente ainda não contava com informações de trânsito. Pensando bem, a informação em tempo real sobre o trânsito é tão importante quanto mostrar o caminho, pois de nada adianta uma rota, se esta estiver completamente congestionada. Na versão americana do app por exemplo, as rotas são traçadas de acordo com o trânsito, oferecendo ao usuário sempre o melhor e mais rápido percurso, algo que ainda não tínhamos por aqui, e que finalmente teremos. Agora sim!

Mas nem tudo é festa, pelo menos por enquanto… O TomTom Traffic já está funcionando, mas neste primeiro momento apenas internamente, em caráter de teste, e para para empresas e governos que precisarem de dados de trânsito em tempo real para realizarem projetos ou otimizarem seus negócios. A partir do início de 2014 estará finalmente disponível para usuários do App para iOS e Android. Vale lembrar também, que o serviço é pago, e o usuário pode adquiri-lo através de uma in-app purchase. A assinatura pode ser mensal ou anual.

Durante a apresentação, que aconteceu de manhã na agência Ogilvy, ouvi o pessoal comentando que o TomTom Traffic é como o Waze do Google… Porém não é bem assim não. O Waze é muito mais limitado que o serviço da TomTom, e não oferece por exemplo mudança de rota durante o percurso, caso a que tenha sido escolhida fique muito congestionada. No TomTom Traffic isso não acontece, pois a atualização é constante e o app sugere uma mudança de rota sempre que achar que uma outra está mais livre!

Mas e a precisão…? Bom, para ser precisa e confiável, a informação não pode ser coletada de apenas uma fonte, certo? Sim, e para ter um mapeamento preciso do trânsito, a TomTom capta informação de inúmeras fontes, sejam elas oficiais (como CET e órgãos públicos), ou particulares, como carros rastreadores e outros smartphones conectados.

“A quantidade de carros circulando nas ruas do Brasil aumentou 119% na última década, causando gravidade no trânsito. As alternativas estruturais para enfrentar os congestionamentos, como a construção de novas estradas ou o alargamento das que já existem não são mais eficazes. Por isso, informações precisas de tráfego em tempo real são uma forma eficiente para evitar o congestionamento”, explica Ralf-Peter Schäfer, Chefe de Tráfego Global da TomTom.

A TomTom é referência mundial quando o assunto é GPS, e o aplicativo para iOS é fantástico, faltava mesmo somente passar a ter atualização em tempo real do trânsito, para que ficasse absolutamente perfeito. Problema resolvido!

Curiosidade: Perguntei se a adoção do aplicativo da TomTom para iOS e Android fez com que a venda de aparelhos de GPS deles caíssem. A resposta foi categórica, em números de aparelhos GPS sim, caiu, mas a lucratividade gerada por eles aumentou. Para você entender melhor, o que aconteceu foi o seguinte: Aparelhos GPS mais simples da TomTom, tiveram as vendas reduzidas, mas os modelos top de linha mantiveram e até aumentaram suas vendas.

Aparelho GPS TomTom top de linha mostrado durante o evento de hoje.

A mesma coisa aconteceu no mercado de câmeras digitais… Com os smartphones, o mercado de câmeras compactas e simples despencou, mas em compensação, o mercado de DSLR’s e câmeras mais avançadas aumentou muito. A mesma realidade se aplica ao mercado de GPS da TomTom. Com o app deles para iOS e Android, os modelos de GPS mais simples tiveram queda nas vendas, mas os modelos mais avançados tiveram aumento de vendas.

A notícia da chegada do TomTom Traffic no Brasil foi muito bem vinda e era esperada a bastante tempo… Enfim teremos como escapar, ou ao menos melhorar um pouco o tempo que perdemos parados no trânsito!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s