[SAMSUNG] SAMSUNG – Galaxy S4 Quad 4G ou Galaxy S4 Octa 3G – Qual deles?

Publicado: 03/06/2013 em Android, Apple, Google, Hardware, Internet, Notícias, Sistemas Operacionais, Smartphone, Tecnologia
Tags:, , ,

A Samsung disponibilizou no Brasil dois modelos do Galaxy S4, com diferenças na rede de internet, processador e até na GPU, que é a placa gráfica dos smartphones. Nesse artigo vou trazer algumas informações que possam ajudar a saber um pouco sobre esses modelos.

 

Antes de iniciar devo deixar claro que o artigo vem para trazer informações complementares, para que você tenha uma melhor noção na hora de escolher o seu aparelho. O Galaxy S4 ainda não está totalmente presente no mundo e algumas coisas ainda podem mudar.

Primeiramente vamos diferenciar os modelos e saber as principais diferenças entre  cada um.

Samsung Galaxy S4 – 4G – Quad-Core – Modelo I9505

O Galaxy S4, modelo GT-I9505, conta com o processador Quad-Core de 1.9 GHz Krait 300 (Qualcomm APQ8064T Snapdragon 600). O aparelho conta com a GPU Adreno 320 e tem suporte à nossa conexão de Rede 4G (LTE). Esse modelo custa R$2.499.

Samsung Galaxy S4 – 3G – Octa-Core – Modelo I9500

O Galaxy S4, modelo GT-I9500, tem os processadores Quad-Core de 1.6 GHz Cortex A15 Exynos 5 e outro Quad-Core 1.2 GHz Cortex A7. A GPU é uma PowerVR SGX 544MP3 e suporta apenas a nossa Rede 3G. Esse modelo custa R$2.399.

Processador Octa-Core vs Quad-Core

A Samsung fez uma boa propaganda do seu processador Octa, e muita gente pensa que o Galaxy S4 tem 8 núcleos rodando a todo vapor, o que não é verdade. O processador Octa-Core do modelo I9500 3G não trabalha com 8 processadores ao mesmo tempo.

Ele tem dois núcleos de processadores Quad-Core, e dependendo da situação um núcleo fica desativado. Quando o aparelho é exigido, ele troca para o processador mais potente, o A15 de 1.6 GHz, e nas tarefas leves ele usa o A7 de 1.2 GHz.

Segundos minhas pesquisas, o processador Octa-Core da Samsung não roda a todo vapor por conta do kernel Android. Com um kernel correto, ele pode fazer melhor uso dois núcleos de processadores e esse Kernel pode ser trocado em uma simples atualização oficial.

Se isso chegar mesmo às vias de fato, o processador Octa-Core pode funcionar com todos os 8 núcleos simultaneamente. Porém ainda é cedo para falar se isso pode ser alcançado de fato, já que o processo é bem complexo, de qualquer forma já existe esse tipo de estudo.

Benchmarks

Os testes de desempenho entre os dois aparelhos mostram que não se tem nenhuma grande diferença entre os eles, ou seja, no dia-a-dia você não vai notar diferença alguma. Mas os números mostram que o modelo I9500 3G Octa tem um desempenho um pouco melhor.

 

Mesmo o modelo I9505 Quad 4G tendo um processador rodando a 1.9 GHz, ele não consegue ser superior ao modelo I9500 Octa 3G rodando a 1.6 GHz. Como o processador Octa é mais atual e moderno, ele possui mais instruções, e dessa forma tira o melhor aproveitamento do cache entre outros aspectos técnicos.

Bateria

Os dois modelos vão ter o mesmo desempenho. Apesar da promessa da Samsung em ter um consumo melhor por conta do seu sistema de processadores, que deixa as tarefas mais leves para o processador que consome menos energia e as mais pesadas para o mais potente, no fim das contas não é isso que estamos vendo, e no fim tanto faz o modelo escolhido.

GPU – A placa gráfica

O processador gráfico do modelo I9505 4G Quad é o Adreno 320 da Qualcomm, que vem ganhando alguns testes contra o Powervr 544MP3 do modelo I9500 3G Octa.

De qualquer forma isso não quer dizer que o Powervr 544MP3 seja uma GPU ruim, ou pior, não mesmo, ele consegue ser muito superior à GPU do iPhone 5, por exemplo. De qualquer forma na prática você não vai sentir diferença entre os dois modelos.

Rede 3G vs Rede 4G

Se for escolher a melhor opção, claro que vamos apontar a Rede 4G como a melhor, porém estamos no Brasil e isso muda tudo. A escolha do aparelho vai depender de cada caso, do seu perfil de uso e condições financeiras também.

Nesse caso vamos salientar que isso depende de alguns fatores, que vai do pessoal ao aspecto técnico da coisa. É sabido que a Rede 4G será implantada principalmente nas cidades sedes da Copa do Mundo, o que não quer dizer que você morando em uma terá a rede disponível. Nesse ponto devemos ter total certeza do alcance dessa rede.

Sabendo disso, então podemos imaginar que a maior parte do Brasil não terá uma rede 4G esse ano, e talvez só em 2014. Então deve ser visto se vale a pena mesmo pagar por um aparelho que não terá suporte a tal rede.

Para quem vai comprar o aparelho e vai ficar muitos anos, o recomendado seria o 4G, afinal quem sabe em 2014 já possamos ter uma rede mais decente, o que é complicado de se imaginar se tratando de Brasil.

Atualizações e ROMS Customizadas

Olhando a parte de atualizações de sistemas, não é preciso ter duvidas que a Samsung vá apontar as mesmas atualizações para os dois aparelhos. Olhando na parte de ROMS Customizadas, fica a questão sobre qual versão terá mais apoio.

Ainda é cedo para determinar qual versão vai cair no gosto dos desenvolvedores, mas é certo que as duas vão ter suas versões customizadas.

Finalizando

Algumas informações estão descritas aqui e podem ajudar na hora de escolher qual versão do Galaxy S4 você vai levar para casa. São vários pontos e a escolha do aparelho se deve mais por conta do perfil de utilização.

Nesse momento estou indo mais para o lado do modelo I9500 Octa 3G, pois tenho percebido que ele vem recebendo maior atenção dos compradores aqui no Brasil, e dessa forma, terá mais publico procurando informações para o mesmo.

E você escolheria qual modelo do Galaxy S4 se fosse comprar um, Octa 3G ou Quad 4G?

Via: smartzone

comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s