As 25 frases mais marcantes sobre tecnologia

Publicado: 17/04/2013 em Humor, Internet, Mundo, Personalidades, Sistemas Operacionais, Softwares, Tecnologia, Vida
Tags:, ,

Muita coisa já foi dita sobre o saber tecnológico ao longo dos anos. Que tal uma volta ao passado?

Ao longo dos anos, muita coisa memorável têm sido dita sobre tecnologia. Umas foram eloqüentes; outras revelaram uma miopia impressionante, ou ficaram para a história como piada. Que tal uma volta ao passado?
Note que foram consideradas apenas frases ditas por seres, o que deixou de fora, por exemplo, slogans publicitários. No entanto, foram incluídos personagens da ficção, sejam humanos, caninos ou máquinas.
Como é difícil classificar declarações pelo seu nível de notoriedade, o critério foi menos científico. Foi criado um fator chamado “googlesidade”, que é o número de resultados que o Google retorna para cada frase.

Vamos começar por ordem crescente de “googlesidade” (pontos).

25. “Egg freckles?”

3.970 pontos
A frase, dita em 1993 pelo personagem Mike na tira “Doonesbury”, celebra as falhas na tentativa de reconhecimento de escrita do PDA Newton, da Apple – o que Mike realmente queria escrever no aparelho era “Catching on?”.

24. “Artistas de verdade entregam.”
5.710 pontos
A frase foi dita por Steve Jobs num encontro da equipe responsável pelo Macintosh em 1983. O projeto estava atrasado, e não seria terminado nem no ano seguinte.

23. “Eu estou fazendo um sistema operacional livre (apenas um hobby, não vai ser grande e profissional como o gnu) para clones AT 386 (486).”
12.500 pontos
Essa frase, que Linus Torvalds escreveu em uma mensagem para um grupo de discussão, surpreende pela humildade – ainda mais em uma indústria conhecida pela vaidade de suas estrelas.

22. “Você tem privacidade zero, de qualquer forma. Acostume-se a isso.”
35.700 pontos
Foi o que Scott McNealy, então CEO da Sun, disse à imprensa em 1999, quando questionado se a tecnologia Jini não era uma ameaça à privacidade.

21. “Não há razão para qualquer indivíduo ter um computador em casa.”
49.200 pontos
Ken Olsen, da Digital Equipment, realmente disse isso. Mas seus defensores alegam que a frase foi mal interpretada, pois ele se referia a computadores poderosos.

20. “Como a maioria dos hobistas devem saber, muitos de vocês roubam nosso software.”
51.900 pontos
Quando Bill Gates fez essa acusação em carta aberta, aos 20 anos, ele se referia à pirataria em massa que ocorria com seu Basic para micros Altair.

19. “Eu a fecharia e devolveria o dinheiro aos investidores.”

53.300 pontos
Apple estava em tempos difíceis quando Michael Dell disse que essa seria a saída mais sensata para a crise da empresa. À época, ninguém imaginaria que a Apple, passado algum tempo, tivesse valor de mercado seis vezes maior que o da Dell.

18. “Desculpe, Dave, estou com medo e não posso fazer isso.”
112.000 pontos
A frase é de HAL, o computador de “2001” (1968), de Stanley Kubrick. De certa forma, o ato de desobediência da máquina já previa o sentimento de frustração que muitos usuários têm hoje diante de seus PCs.

17. “Cara, você tem um Dell!”.
154.000 pontos
A frase, veiculada pela Dell nas TVs americanas no início dos anos 2000, lembra uma era em que as pessoas eram entretidas mais facilmente.

16. “Parece que você está escrevendo uma carta. Você precisa de ajuda?”
166.000 pontos
É o que dizia Clippy, o personagem animado da Microsoft que surgiu com o Office 97. Tornou-se um dos mais infames na galeria de assistentes antropomórficos criada pela empresa.

15. “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da mágica.”
242.000 pontos
Em 1973, quando Arthur C. Clarke escreveu essa frase, os gadgets ainda estavam em sua infância. De todas as tecnologias que rondam nossa vida cotidiana, quantas delas não se classificariam como “suficientemente avançada”?

14. “Desenvolvedores, desenvolvedores, desenvolvedores…”
219.000 pontos
Foi o que Steve Ballmer disse durante a conferência de desenvolvedores da Microsoft, em 2000. Não é apenas estranho, mas diz uma verdade sobre a empresa: não importa o que dizem, a Microsoft é o que é graças aos desenvolvedores, desenvolvedores…

13. “640K deveria ser suficiente para todo mundo.”
267.000 pontos
Bill Gates nega que tenha dito isso algum dia. Mas conta-se que teria sido numa feira de informática de 1981. Enquanto não houver evidência do fato, Gates é inocente. Verdade ou não, a frase diz muito sobre a indústria de computadores e seus erros de julgamento.

12 . “Você quer vender água com açúcar para o resto de sua vida, ou quer mudar o mundo?”
300.000 pontos
Essa foi a pergunta que Steve Jobs fez a John Sculley, então presidente da Pepsi, durante sua entrevista de emprego para a vaga de CEO da Apple. É Jobs no seu melhor estilo.

11. “Mais uma coisa…”
779.000 pontos
É a frase mais aguardada nos discursos de Steve Jobs durante as sucessivas Macworld. É depois dela que vêm os maiores lançamentos. Não se sabe ao certo quando isso começou, mas já era piada quando Jobs anunciou o iMac, em 1998.

10. “Eu acho que deve haver mercado no mundo para talvez cinco computadores.”
951.000 pontos
A frase é atribuída ao então presidente da IBM Thomas J. Watson, que a teria dito em 1943. Mas não há prova real de que isso tenha acontecido. Mas as pessoas adoram exemplos de situações onde pessoas do alto escalão não tem a mínima idéia do que estão falando, não importa se é legítimo ou não.

9. “Senhor Watson, venha aqui – eu quero vê-lo.”
1.120.000 pontos
É uma frase antiga, atribuída a Graham Bell, e foi com ela, em 1876, que Bell testaria sua mais nova invenção: o telefone. É sem dúvida um dos maiores momentos da história da tecnologia.

8. “A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.”
1.300.000 pontos
Alan Kay disse isso numa reunião no Centro de Pesquisas de Palo Alto da Xerox, em 1971. É uma declaração verdadeira, enobrecedora e cativante, ainda mais porque Kay, cujo conceito de computador portátil tem inspirado fabricantes por mais de 40 anos, viveu seu sonho.

7. “A internet… É uma série de tubos.”
1.430.000 pontos
É possível que o antigo senador americano Ted Stevens seja lembrado pelos 40 anos em que atuou na política. Mas seu lugar na história da tecnologia, com essa e outras frases do tipo, também foi garantido.

6. “Uma das coisas para as quais eu usava o Google era pendurar mapas.”

1.480.000 pontos
A frase do então presidente dos EUA George W. Bush, dita durante uma entrevista para a TV em 2006, quando declarou que usava o Google apenas “ocasionalmente”. Se ele trocou nomes ou simplesmente não sabia como a maior ferramenta de busca do mundo era chamada, nunca saberemos.

5. “Na internet, ninguém sabe que você é um cão.”
2.000.000 pontos
A frase, dita por um cão em frente ao PC, ilustrava uma charge de Peter Steiner publicada numa edição da revista New Yorker de 1993. É curioso como continua engraçada ainda hoje, e surpreendente quando lembramos que foi feita 16 anos atrás.

4. “Você tem e-mail!”
2.040.000 pontos
Quem era assinante da America Online ouvia essa frase sempre que recebia mensagens de e-mail. A gravação em inglês foi feita em 1989 por Elwood Edwards, marido de uma das primeiras funcionárias da empresa, em um cassete. É dele também as menos icônicas “Bem-vindo” e “Adeus”. É difícil imaginar a AOL sem ele.

3. “Eu ouvi que há rumores nas internets que nós vamos ter uma crise.”
2.400.000 pontos
Outra de George W. Bush, durante debate presidencial em 2004. Ele já havia feito referência às “Internets” em 2000, e faria de novo em 2007. Pode ser apenas um vício de linguagem, mas a coisa ultrapassou o fenômeno meme.

2. “Durante meu mandato no Congresso americano, eu tomei a iniciativa de criar a internet.”
3.490.000 pontos
Durante entrevista à CNN em 1999, Al Gore, numa fala desconcertante, deu a entender que havia criado a internet. O próprio Gore disse depois que nunca quis afirmar tal coisa – ele queria dizer que ajudou a expandir a rede -, mas o fato é que, ao pé da letra, a versão prevaleceu.

1. “All your base are belong to us.”
11.800.000 pontos
A peça em questão é parte de um diálogo da versão européia de um jogo japonês para Mega Drive chamado Zero Wing e dita por um vilão intergalático. Ela se tornou o Meme mais pervasivo da internet, e continua a florescer por meio de variantes que chegaram até à política e aos esportes.

Fonte: IDG NOW

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s