[R.I.P.] Seria o fim? Atari pede falência nos EUA!

Publicado: 27/01/2013 em Cotidiano, Finanças / Contabilidade, Hardware, Jogos, Mundo, Notícias
Tags:, , ,

atari-broken

A Atari, uma verdadeira lenda no mercado de videogames, entrou com pedido de falência nos Estados Unidos. Porém, na verdade o pedido de falência é uma manobra para conseguir se tornar independente de sua parte francesa, a Infogrames. Após esta separação, os planos são de entrar com força nos games digitais para smartphones e tablets.

“Com o pedido de falência, o braço norte-americano da Atari busca separar suas operações da estrutura financeira do braço francês da companhia”, diz o comunicado. “O pedido constitui uma opção estratégica para a Atari nos Estados Unidos, permitindo que se proteja seu velor e suas propriedades intelectuais e consiga recursos financeiros que não eram possíveis dentro da Atari SA”.

A Infogrames, parte francesa da Atari SA, tem resultados abaixo do esperado há anos e prejudica a operação da Atari Inc. nos Estados Unidos.

Em dezembro, a Atari anunciou que procurava investidores para levantar uma quantia que permitisse desenvolver jogos para os dispositivos. A empresa já havia mudado seu foco de produção para games por download para smartphones e tablets. Se a separação der certo, em breve veremos a Atari Inc. entrar pesado no mercado de games digitais para dispositivos móveis.

A Atari, fundada em 28 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi uma das empresas pioneiras do mercado de games, com o game “Pong”, para os fliperamas, apontado como um dos responsáveis pelo estouro do mercado de videogames, que atualmente arrecada bilhões de dólares em todo o mundo. Como games mais populares estão, além de “Pong”,  ”Tênis”, “River Raid”, “Centipede”, “Asteroids” entre outros.

O Atari 2600 foi um clássico na indústria de games, e é considerado um ícone do início dos consoles. Atualmente, um Atari 2600 é considerado um objeto “vintage cool” de alto valor. Um exemplar do Atari 2600 em sua caixa original, funcionando e em perfeito estado de conservação, é comercializado em sites por até 800 dólares, quase 3 vezes o que custa um console atual moderno, como o Xbox 360 por exemplo. Alguns jogos clássicos do Atari 2600 também são vendidos a preço de ouro.

__

*Curiosidade: A Atari foi o primeiro emprego sério de Steve Jobs… O fundador da Atari, Nolan Bushnell, teve papel importante na vida profissional de Jobs e na fundação da Apple. A relação entre os dois é contada em detalhes na biografia de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s