[R.I.P.] Enfim o Symbian MORRE…

Publicado: 27/01/2013 em Android, Apple, Cotidiano, Finanças / Contabilidade, Google, Hardware, Mundo, Notícias, Smartphone, Softwares, Tecnologia
Tags:, , , ,

symbian-morte

O Symbian, sistema operacional que existe há mais de uma década, será oficialmente descontinuado. A Nokia, grande responsável pelo OS, fez o anúncio do fim do Symbian, junto com a divulgação de seus resultados trimestrais, que aliás deram sinal de melhora. A empresa revelou que o 808 PureView, anunciado em fevereiro de 2012, foi o último aparelho com este sistema operacional.

No último trimestre de 2012, a Nokia vendeu 2,2 milhões de smartphones Symbian, exatamente a metade dos aparelhos com Windows Phone, que venderam 4,4 milhões de unidades. Mas a maior responsável pela receita de US$ 10,7 bilhões certamente foi a linha Asha, que possui celulares competentes por preços acessíveis e teve 9,3 milhões de vendas.

A fatia de mercado do Symbian já vem caindo há muito tempo. Em 2007, 63,5% dos smartphones vendidos eram Symbian, segundo a Gartner. Essa porcentagem foi diminuindo drasticamente com a popularização do Android: em 2011, o Symbian era responsável por 18,7% das vendas, enquanto que o Android estava com 46,5%; no terceiro trimestre de 2012, o Symbiam tinha só 2,6%, e o Android liderava com 72,4%.

Em julho do ano passado, Risto Siilasmaa, presidente do conselho da Nokia, afirmou que a empresa teria um “plano B” caso o Windows Phone não atendesse as expectativas. As vendas de Lumias cresceram em relação ao trimestre anterior, mas, agora que o Symbian está morto para a Nokia, não há muitos sistemas disponíveis além do… Android. É tudo especulação, mas a ideia de um aparelho com a qualidade do hardware da Nokia em conjunto com um sistema que possui muitos fãs certamente agrada.

Fonte: Tecnoblog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s