[BRIGA] iOS vs. Android – Com Jelly Bean 4.1 e iOS 6 a Briga Ficou Boa

Publicado: 26/12/2012 em Android, Apple, Cotidiano, Finanças / Contabilidade, Google, Hardware, Humor, Internet, Mundo, Personalidades, Programação, Segurança da Informação, Sistemas Operacionais, Smartphone, Softwares
Tags:, ,

Com o fim de ano ai, muita gente comprando smartphones, eu dedico esse post ao amigo NERD ( Gustavo Freitas) e o parceiro deve de sempre ( João Paulo).

Quando decidi comprar meu primeiro smartphone a escolha pelo sistema operacional Android foi meio que natural, principalmente por que gosto e apoio plataformas abertas e o movimento open source em geral, lamento nao poder ter mais uso no meu dia a dia devido ao trabalho que restringe.

E não é somente uma questão filosófica ou de princípios. Eu realmente acho que plataformas abertas são melhores. Muitas vezes elas são mais seguras, são gratuitas, e você tem a liberdade para fazer o que bem entender com elas.

briga-android-apple-540x450

Em relação aos produtos da Apple, eu acho que eles estão entre os melhores do mercado. No quesito design e usabilidade então com certeza são os melhores. Porém como a Apple usa uma plataforma fechada com uma série de restrições eu nunca me interessei por eles. Acho que o único produto Apple que comprei na vida foi um iPod Shuffle, que usei por uns três meses e depois parei.

Por exemplo, uma das coisas que eu gosto no Android é que posso conectar o smartphone (com cabo Micro USB padrão, diga-se de passagem) em qualquer computador (Windows, Linux, etc) e ele vai funcionar como um flash drive externo. Para copiar fotos ou qualquer outro arquivo é só mandar o famoso Ctrl+C Ctrl+V. Tente fazer isso com o iPhone…

Embora a plataforma seja aberta e mais eficiente em muitos aspectos, eu nunca tive problema em admitir que o iOS era mais fluido do que o Android (afinal essa era sempre a discussão no bar quando tínhamos usuários de ambas as partes). As transições de uma tela para outra eram mais rápidas, o reconhecimento de toque na tela era mais eficiente, e tudo isso mesmo fazendo a comparação com o meu Galaxy S3 usando o Android 4.0 ICS, em teoria um dos baluartes da família Android.

Bom, semana passada recebi a notificação que o update para a versão 4.1 Jelly Bean estava disponível oficialmente. Fiz a atualização e fiquei surpreso com o resultado. A impressão foi que atualizaram até o hardware… por que o sistema operacional ficou muito mais rápido. O reconhecimento de toque ficou melhor, as transições ficaram rápidas e suaves, o visual melhorou, etc.. Ou seja, com a versão 4.1 o Android chegou junto do iOS mesmo nos quesitos que tradicionalmente eram o ponto forte da Apple: design e usabilidade.

Mesmo um antigo executivo da Apple que ajudou a desenvolver o iPad admitiu:

“O Google está ficando melhor no que não é o seu forte mais rápido do que a Apple está ficando melhor no que não é o seu forte.”

Deixe uma resposta

