[ANDROID] Root no Android? Porque e Para que?

Publicado: 13/12/2012 em Android, Cotidiano, Google, Hardware, Programação, Segurança da Informação, Sistemas Operacionais, Smartphone, Softwares, Tecnologia
Tags:, ,

How-to-Root-Android-Phone

A história

Quando o Android foi lançado, a venda de apps pelo Android Market tinha restrições geográficas. Independente de onde você estivesse, era possível instalar os apps gratuitos, mas em alguns países, inclusive no Brasil, não era possível fazer compra de qualquer app pago para o seu Android. Root era a única solução, pois apenas com acesso root você podia usar um app chamado Market Enabler e, com ele “fingir” que o seu Android estava conectado a uma operadora norte-americana e, assim, usar seu cartão de crédito internacional para comprar apps.

Outra função de um smartphone moderno que, nos primórdios do Android, só podia ser cumprida em sistemas com “root” liberado era o tethering, que consiste em usar o celular com Android para servir como access point e prover acesso à internet a outro dispositivo, como um notebook. Naqueles tempos, o tethering não era função nativa do Android e os bons apps para essa finalidade requeriam “root” para funcionarem. Hoje a função está amplamente difundida e os smartphones com versões mais atuais do Android já contam com o recurso nativamente.

Com o Android Market se expandindo pelo mundo e permitindo a compra dos apps pagos para quem está aqui no Brasil, o Market Enabler perdeu sua principal função. Com o tethering liberado como função nativa do sistema operacional, a maior parte dos usuários não precisa sequer de um app extra para essa função. Por esses motivos, o “acesso root” perdeu o sentido para o usuário comum, não-geek.

O que é, precisamente, “root no Android”?

Obter acesso root nada mais é do que ganhar privilégios de administrador (ou super usuário) sobre o sistema operacional Android. Como o Android é baseado no Linux, a situação é, precisamente, essa: o usuário de um smartphone Android com acesso root é como o usuário do Linux que sabe a senha de super usuário e, portanto, pode rodar comandos usando “sudo” (super user do). Quem usa um Android sem acesso root, fica privado pode realizar determinadas operações sobre o sistema que precisariam de privilégios de super usuário.

Para que serve acesso root num Android atualmente?

Passada aquela fase inicial em que quase todo usuário poderia precisar do Market Enabler para poder comprar apps pagos no Android Market, o interesse por obter acesso root ao sistema operacional num celular com Android permaneceu apenas entre usuários com perfil mais “geek”. Os heavy users, fuçadores, que gostam de testar possibilidades como o uso do SetCPU para alterar a maneira como o sistema governa as frequências do processador. Alterações como essas não são disponibilizadas sem permissões de super usuário, portanto requerem acesso root ao sistema Android.

As vantagens atuais de obter acesso root no Android são oferecidas por um conjunto de apps com algumas funções bastante atrativas para esse perfil de usuários. Eu, por exemplo, preciso de acesso root ao sistema para usar o Titanium Backup, que me permite salvar dados de apps e configurações antes de fazer experiências com troca de ROM ou firmware.

Outra possibilidade interessante que se abre no Galaxy S ou no Nexus S quando se tem acesso root é a possibilidade de usar o Voodoo Control Plus, app que instala um driver de áudio alternativo no sistema operacional e confere muito mais qualidade e desempenho à reprodução musical nesses dispositivos.

Como obter acesso root no Android?

A resposta para essa pergunta é que não há resposta. Coloquei esse subtópico porque sou frequentemente questionado por pessoas que chegam pelo Twitter e mandam “como eu faço root no meu Android?” sem sequer dizer o modelo do smartphone em questão.

O problema é que o procedimento para obter acesso root no Android muda de acordo com o modelo de smartphone e também de acordo com o firmware instalado. Alguns apps prometendo soluções universais chegaram a surgir, mas como os caminhos para realizar o procedimento foram mudando, hoje eu não apontaria nenhum esquema de root universal como válido. A saída é pesquisar sobre o método adequado ao seu modelo.

Posso tentar?

Se você está inserido no perfil de usuário que vai colher algum benefício do acesso root ao sistema, é uma boa possibilidade. Claro, alguns métodos, dependendo do smartphone, envolvem fazer flash de um kernel alternativo no sistema e isso oferece riscos. Em outros casos a coisa pode ser um pouquinho chata, envolvendo execução de comandos via terminal do ADB Shell. Nada difícil de ser feito, mas chato para quem não tem costume de lidar com nada em terminais de comando. Se você está a par desses inconvenientes e mesmo assim quer obter acesso root ao sistema num celular com Android, manda ver.

comentários
  1. Celson A. Lima disse:

    Preciso de ajuda, fiz root no meu “LG e612 L5” particionei o meu cartão de memoria usando o “Mini Tool” no meu pc instalei o “link2sd” o “app2sd” más não consigo mover os aplicativos pro microsd sempre aparece a mensagem: [INSTALL_FAILED_INSUFFICIENT_STORAGE] no “link2sd” e no app2sd diz que: Este dispositivo não possui uma unidade de armazenamento primária real, ou a unidade externa é emulada. Não sei se fiz algo errado ou o L5 mesmo roteado não é possível mover os apps. Aguardo retorno , Grato Celson A. Lima

    • RSILVA disse:

      Oi amigo, conforme a própria LG informou não é possível ( lamentavelmente) na série Optimus: ( http://bloglge.com.br/2012/06/06/thiaguinho-te-ensina-a-baixar-os-melhores-aplicativos-no-lg-optimus-l3/)

      Vide o coment abaixo:

      O Optimus L3 não tem a função de mover os aplicativos para o cartão de memória, pois ele é exclusivo para arquivos, como fotos, músicas, vídeos, entre outros. Isso é uma característica do modelo e não defeito.
      O aparelho possui a memória interna de 1G para o uso de aplicativos, onde eles podem ser movidos normalmente desde que seus desenvolvedores permitam essa opção. Cada aplicativo possui uma característica de acordo com o desejo de seu desenvolvedor e cabe a ele definir se ele pode ser movido ou não para outra memória que não a do sistema, isso não tem relação com o fabricante.
      Uma opção é baixar no Google Play um aplicativo de gerenciamento de todos os outros aplicativos instalados no aparelho, pois podem forçar movê-los entre as memórias internas.
      Qualquer dúvida fale com a gente. Obrigado.
      Atenciosamente,
      Equipe LG.

  2. Matheus Souza disse:

    Amigo, minha camera e meu bluetooth estão dando erro. a camera nem imagem aparece mais e quando vou ligar o bluetooth ele fecha. Como se remove o root?

    • RSILVA disse:

      Matheus, obrigado pela visita e somente um comentário já serve.

      Par aa remoção do root é necessário que seja “passada” uma rom stock, limpa sem nenhuma funcionalidade “adaptada”, e isso varia de aparelho para aparelho.

  3. Matheus Souza disse:

    Olá amigo, obrigada pelo comentario, mas resolvi o problema fazendo o processo do root no seu site novamente e voltou a funcionar. Eu queria instalar o Cyanogenmod para o LG Optimus L5 mas estou com medo, você vão fazer algum tutorial seguro?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s