Esta semana o CyanogenMod chega próximo da marca de um 1,5 milhão de ativações únicas  isto quer dizer que pelo menos 1,5 milhão de smartphones tiveram sua firmware de fábrica substituído pela firmware distribuída e mantida pela comunidade CM.

Estes números podem ser confirmados no em stats.cyanogenmod.com.

Perceba na lista presente em stats.cyanogenmod.com na sessão Install by Devices o segundo é o umts_jordan que é justamente o code que identifica o Motorola Defy.

Depois de alguns pedidos e afim de ajudar sempre,  pretendo ensinar como preparar e instalar o CyanogenMod 7 no Motorola Defy.

O que precisamos fazer download

Precisamos fazer o download de alguns arquivos que são eles:

    • Bateria totalmente carregada ou a bateria pelo menos 70% à esquerda
    • Backup de seus dados pessoais de telefone
    • Baixe o seguinte e salvar os arquivos em seu computador:
      • CyanogenMod 9 última noite construir para o Motorola Defy – Baixe
      • GApps pacote (Google Apps) – download
      • CM7 Kernel (Froyo) – Download

Instalando

A CyanogenMod é uma das roms para Android mais respeitadas do mundo que sempre prezou pela profissionalidade em seu trabalho. Sempre de forma organizada, a CyanogenMod mantém disponível uma pagina de informações para cada um dos celulares que suporta além de um fórum e wiki para cada device.

Os destaques desta versão da rom para o Motorola Defy podem ser acompanhados no post na xda-developers.

Se você quer saber como instalar a CyanogenMod no seu Defy (não é Defy+! #3), siga o tutorial (em inglês) disponível na wiki do CyanogenMod  ou a apresentação abaixo.

É sempre recomendado ler o tutorial inteiro antes de começar a fazê-lo e, caso surja algum receio ou dúvida muito mortal, procure mais informações ou poste aqui nos comentários que tentaremos ajudar.

Antes de mais nada gostaria de considerar que, não me responsabilizo por qualquer dano ao seu aparelho, somente realize o procedimento, se tiver convicção que sabe o que esta fazendo, pois este procedimento pode danificar seu aparelho.

Precisamos executar o Recovery na opção Stable Recovery.

Sempre que uma nova instalação vai ser feita é bom realizar o Wipe cache partition, que seria o processo de limpar o cache de sistema, são arquivos que o sistema Android gera enquanto esta funcionando, mas, se você precisa realizar um downgrade é importante realizar o Wipe Data/Reset Factory que limpa também as configurações do sistema, por isto é importante fazer backup das configuração dos seus softwares instalados, mas este assunto não será abordado neste momento.

O Android puro vem sem nenhum aplicativo da Google, por isto a Claro Celular, faz as atrocidades que ela quer, não permitindo a instalação de aplicativos como Google Talk e o Google Mail, mas para quem utiliza uma Custom ROM isto não é problema, o pacote gapps contem todos os principais aplicativos da Google, além da infra estrutura para conectar seu celular a uma conta google. Se é a primeira vez que esta instalando uma ROM realize o Reset Factory.

Instruções

  1. Conecte seu Motorola Defy para o PC via cabo USB.
  2. Copie os arquivos ZIP baixados para a raiz do cartão SD do seu telefone interno (isto é, / sdcard).
  3. Desconcte o usb.
  4. Desligue o telefone.
  5. Pressione o botão Power.
  6. O seu telefone irá iniciar e exibir o logotipo da Motorola. Espere até você ver a luz LED azul para cima. Quando isso acontecer, pressione o botão Diminuir Volume para entrar bootmenu.
  7. Em bootmenu, use as teclas de volume o destaque “Recovery”. Pressione o botão Power para selecionar. Em seguida, selecione “Recovery personalizado” para entrar Recuperação ClockworkMod.
  8. Uma vez dentro de Recuperação ClockworkMod, vá para Backup e Restauração> Backup e criar um backup Nandroid do seu sistema atual.
  9. Selecione “Wipe Data / Factory Reset” e confirme a operação na tela seguinte.
  10. Selecione “Instalar zip sdcard.” Procurar e selecione o pacote 9 CynogenMod que você copiou para o telefone mais cedo. Confirme que você wan para piscar o pacote.
  11. Repita o passo 10, mas desta vez escolher o pacote do kernel CM7.
  12. Repita o passo 10, mas desta vez escolher o pacote GApps.
  13. Voltar ao menu principal do Recovery ClockworkMod.
  14. Selecione “Wipe Cache” e confirme a ação na tela seguinte.
  15. No menu Avançado, selecione “Limpe o cache Dalvik” e confirme a ação na tela seguinte.
  16. Voltar para o menu principal de recuperação.
  17. Selecione “sistema reiniciar agora”.

Parabéns! Você instalou com sucesso o Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich no seu Motorola Defy via mais recente ROM CyanogenMod 9 .

Por fim reinicie o seu dispositivo. Se tudo tiver corrido bem o seu dispositivo irá inicializar com CM7.

Primeiro Boot

O primeiro boot do pode ser que leve algum tempo, mas nunca mais que 5 minutos, para falar a verdade nas instalações que fiz nunca levaram mais que 2 minutos, mas o pessoal que desenvolve a ROM pedem que seja paciente pois neste momento algumas optimizações estão sendo executadas.

Conclusão

O que podemos perceber, é que a instalação é bem simples, o que é mais complicado é justamente o que as fabricantes nos enfiam de goela a baixo, que o tal do bootloader bloqueado e o sistema sem root. Caso não tivéssemos a necessidade de burlar o que vem de fábrica com certeza teríamos mais gente com CyanogenMod ou outras distribuições Android.

comentários
    • Fábio Léda disse:

      Olá, Rodrigo!
      Como nunca atualizei meu Defy, tenho algumas dúvidas, pois estou muito inseguro e receoso a fazer a atualização pro CM9, espero que você possa me ajudar:

      1. Meu Defy é lente amarela, fabricado em 2011 com Android 2.2 de fábrica, comprado na Vivo (minha operadora). Posso usar esse tutorial nele?

      2. Desculpe a ignorância, mas não entendi o passo 3 (Desligue o seu telefone a partir do seu PC). Como faço isso?

      3. Antes de realizar o procedimento de atualização, preciso instalar algum driver da Motorola ou já posso partir do início do tutorial?

      4. Depois de atualizar meu aparelho, a rede da operadora Vivo e o 3G funcionam perfeitamente ou preciso baixar algo?

      5. Se eu fizer alguma besteira e quiser voltar pra rom original, basta eu fazer o procedimento oficial no site da Motorola?

      6. Depois de fazer backup dos apps, eu consigo reinstalar eles com todas as configurações que estavam antes (preferências, checkpoint em jogos etc.)?

      Muito obrigado e desculpe tantas perguntas!
      Um abraço!

      • RSILVA disse:

        Fábio meu caro…agradeço a visita e vamos por partes:

        Quanto a estar receoso, confirmo q SIM é perigoso e deve ser feito com ATENÇÃO.

        1 – pode usar em qualquer defy
        2- é somente para DESCONECTAR o Usb do pc (atualizei o post)
        3 – para isso vc não precisa de nada , já que ira copiar tudo para o cartão do defy, mas sugiro ter os drivers em seu micro ( o win 7 detecta automaticamente)
        4 – depois qualquer operadora funciona igualmente.
        5 – para retorno, é o restore conforme motorola mesmo.
        6 – para backup de apps, e dados sugiro dar uma olhada no programa Titanium.

        Abraço, boa sorte e continue visitando

    • luan disse:

      queria saber se esse cyanogenmod 9 pegar no motorola defy mimi xt321 tambem

  1. Fábio Léda disse:

    Muito obrigado, Rodrigo.
    Confesso que ainda estou bem inseguro em realizar o procedimento, ainda mais porque a ROM CM9 ainda não tem versão estável para o Defy. Outra coisa que gostaria de sugerir é dar uma revisada no post, pois algumas partes podem confundir o usuário, como uma parte no tópico 10 que diz “Confirme que você wan para piscar o pacote”. Talvez seja só uma revisão na tradução mesmo.
    Uma nova dúvida que me surgiu foi em relação ao ClockworkMod. Eu já tenho esse app instalado no celular, tem algum problema para realizar o tutorial? Outra dúvida: meu celular também já é rooteado. Posso seguir o tuto numa boa também?
    Desde já, agradeço a disposição em me ajudar. Um abraço!

  2. Marcelo disse:

    Rodrigo,

    Apenas por desencargo de consciência, este procedimento também funciona no Defy+? Vi que no defy-cm tem o CM9 para este aparelho (http://defy-cm.net/defy_plus-cm9-nightly/).

    Ah, e o último link não está funcionando. (seria o mesmo para o Defy+?)

    Obrigado!

  3. Olá Rodrigo, ajude se puder, tenho um Defy+ (MB526), acompanhando seu tutorial tive um problema no momento da instalação da ROM, achei que estava demorando muito o primeiro boot e desliquei o aparelho. Após isso tentei o RSD Lite e ele apareceu, tentei colocar a ROM e nada, depois de algumas tentativas, só está apresentando o led branco, mas o RSD Lite não reconhece mais, teria alguma sugestão?

  4. Paloma Gerber disse:

    Esses dpos links nao funcionam:
    GApps pacote (Google Apps)
    CM7 Kernel (Froyo)

  5. varnei disse:

    Tentei no meu man. Mais toda hora quando chega no final da instalação diz: Installation Aborted – Verification failed. O que faço?

  6. varnei disse:

    Aqui deu falha na verificação de assinatura – Instalação Abortada.

    O que faço man. Segui todos os passos conforme vc cita aí.

    A unica coisa que fez foi alterar a configuração para o modo de fábrica.

    Em meu celular no boot aparece assim:

    Android System Recovery
    Android System Recovery Utyliti

    Para seleção aparece os seguintes links:

    reebot system now
    apply update fron sd card
    wipe data/factory reset
    wipe cache partition

    Somente isso.

  7. Thiago disse:

    Cara muito bom seu tutorial. Parabéns. Acabei de adquirir um Defy MB525 (lente amarela, veio com Froyo), e já está rodando o CM7 Stable pra ele (versão 2.3.7) e estou adorando. Portanto, sem querer incomodá-lo, gostaria que me ajudasse nas seguintes questões:

    1. Qual as modificações e vantagens dessa ROM IceCream Sand.,, com relação à versão estável?
    2. Você sabe quais foram as instabilidades detectadas?
    3. Não sei o que é esse ClockWorld, mas como eu já tenho uma Cyanogen instalada, caso eu queira instalar esta bastaria seguir a partir do passo 9 correto (afinal o boot menu do CM está habilitado e completo)?
    4. Você sabe como instalar e/ou onde encontro a ROM Stock (eu deveria ter me preocupado com isto antes de fazer a primeira instalação do CM, eu sei😛 )?
    5. Eu cheguei a instalar a versão atual do Android nesse cel (jelly beans) mas acabei voltando pra Gingerbread porque achei ela lenta nas transições de tela. Sabe dizer se a ICS ficou pesada demais pro modesto processador de 800Mhz do nosso cel?

    Desde já agradeço.😀

  8. juninn santos disse:

    tem algumm bug essa MC e istavel ???

    • RSILVA disse:

      Oi Juninn , cara dizer se é estavel é complicado..pois tem sempre a possibilidade de pegar um erro ou outro, tem gente que ta feliz e tem gente xingando…

  9. Felipe disse:

    Fala Rodrigo,

    Fiz todos os procedimentos e não tive erro nenhum, porém, na hora que ele reiniciou, fica o logo da motorola eternamente e não liga o celular. O que pode ter acontecido? Já aconteceu isso com alguém?

    Obrigado !!

  10. Paulo disse:

    Olá ! Apenas uma dúvida. Meu led azul não acende, como saber a hora que devo pressionar o botão para entrar no recovery, tenho versão 2.2.1, retail brasil tim. Pode me ajudar ?

  11. Bruno Spiazzi disse:

    Cara,

    Fiz todos os processos acima, mas quando fui reiniciar ele, vai numa tela preta, com o seguinte escrito:
    BootLoader
    09.10
    Err:A5,70,00,00,23

  12. Igor disse:

    rodrigo, já tenho o Cm7 rodando no defy… preciso fazer o passo 11 ?

    no final do seu post Vc fala cm7… eh 7 ou 9?

    “”Parabéns! Você instalou com sucesso o Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich no seu Motorola Defy via mais recente ROM CyanogenMod 9 .

    Por fim reinicie o seu dispositivo. Se tudo tiver corrido bem o seu dispositivo irá inicializar com CM7.””

  13. Matheus disse:

    Rodrigo,

    Fiz tudo correto .. Ele ta ná inicialização da Cyanogem já tem alguns minutos :S

  14. Caio disse:

    Boa Noite Rodrigo, acabei adquirindo um Iron Rock da Motorola, que é o novo smartphone da Nextel, ele vem com Android 2.3.6, já consegui fazer root nele e por ele ser bastante parecido com o Motorola Defy, o que acha de arriscar a instalação dessa rom nele ? Grato.

  15. Ola Rodrigo, segui todos os passos, na verdade ja fiz em outros aparelhos, porém, o aparelho não inicia, só aparece a tela:
    Bootloader
    09,10
    Err:A5,70,00,00,23

    Battery OK
    OK to Program
    Transfer Mode:
    USB

    ________________________

    Alguma dica?

  16. d4rkfalcon disse:

    Estou com CM9 ICS 4.0.4 … Está um espetáculo, com um porém: Tethering (acesso portátil) não funciona. No modo USB não funciona e no modo Wireless a rede não é encontrada.

    Alguém está com o mesmo problema?

  17. Fernando Freitas disse:

    Brother apos fazer isso tudo meu touch não esta respondendo…

    tem como me ajudar???
    freitasecia@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s