O Android 4.0 (aka Ice Cream Sandwich) é a melhor e mais intuitiva versão do sistema móvel do Google lançada até agora, mas mesmo assim as fabricantes ainda insistem em sujá-la. Já que as skins do Android são inevitáveis, qual delas é a melhor? Veja por si mesmo.

Em cada um dos comparativos, abaixo, a HTC estará à esquerda com a sua Sense 4.0; a Motorola, bem no meio com a sua skin atualmente sem nome (antes chamada MOTOBLUR); a Samsung ficará na direita com a última implementação da TouchWiz. 

  • Telas iniciais

No início do post está a tela inicial do Android 4.0 nas releituras de HTC, Motorola e Samsung. Cada uma delas tem uma linha inferior de quatro ícones e eles são todos substituíveis (amém). Todas elas também suportam widgets com rolagem, o que é bem útil. A única grande diferença entre elas, de verdade, é que a Samsung põe o ícone de Apps no canto direito em vez do meio (padrão). A Samsung e a HTC deixa você ver todas as telas iniciais, já a Motorola, não. Isso, somado ao esteticamente agradável widget de temperatura/hora que tem é a marca da Sense, dá a vitória à HTC.

  • Lockscreens

Lockscreens.

Todas as três skins oferecem atalhos na lockscreen para pular direto para diferentes apps e controles de música estão disponíveis sem pedir senha. Ambas são características úteis. A HTC exige que você arraste o ícone de desbloqueio para o círculo inferior, que sobe para encontrá-lo, o que não é totalmente intuitivo. Seus quatro atalhos são espelhados da homescreen, o que é conveniente ou não dependendo das suas preferências. A Motorola não o deixa escolher quais atalhos você tem na lockscreen, o que é triste. A Samsung tem um visual bonito e limpo, mas você tem que ir fundo nas configurações para alterar os atalhos. Como um gesto em qualquer direção destrava o celular, a TouchWiz é mais inclinada a desbloqueios acidentais. Ou simplesmente use um PIN! Achamos que esse tópico acabou em empate entre Samsung e HTC.

  • App Drawers

App Drawers.

Cada skin lhe dá múltiplas opções para organizar seu conteúdo, ainda que com abordagens ligeiramente diferentes. O da HTC só tem apps; se você quiser passear por widgets, terá que segurar o dedo numa homescreen. A Motorola deixa o ICS bem normal aqui, incluindo ambos apps e widgets, mais opções de organização. A Samsung inclui apps e widgets, mas com menos opções de organização. Além disso, a TouchWiz não traz o atalho para baixar mais apps via Google Play. Moto e Sense sim. E o ponto vai para: a Motorola.

  • Contatos

Contatos.

Samsung leva a vitória aqui. Por quê? A HTC é um pouco brilhante e, mais importante, não inclui um atalho para os Favoritos. A Motorola tem seus próprios problemas; se você quiser abrir o discador, ele alterna para um app separado. A Samsung tem tudo em um só lugar, mais o bacaníssimo truque de ligar para um contato selecionado apenas levando o celular ao seu ouvido. Ótimo.

  • Discadores

Discadores.

Falando em discadores, a Samsung ganha nessa também pelos mesmos motivos que ganhou em Contatos.

  • Apps de câmera

Apps de câmera.

O app nativo de câmera da HTC não é só intuitivo e fácil de usar, mas altamente personalizável; isso pode se tornar uma dificuldade, porém. O da Motorola é muito bem posicionado, e intuitivo; ele só é um pouco basicão. O da Samsung (que não me deixou tirar uma screenshot enquanto a câmera estava aberta por algum motivo) tem um layout personalizável, o que é legal, mas o menu é um pouco complicado de navegar. Todos são bons, mas a HTC leva o caneco por trazer o melhor dos dois mundos.

  • Calendários

Calendários.

O app de calendário da HTC é confusamente ruim. Além da visualização mensal não mostrar informação alguma, não há a opção para visualização semanal. No que eles estavam pensando quando decidiram isso? O app de calendário da Motorola é bem bom. Fácil de navegar, fácil de trocar o calendário em exibição. A Samsung supera ambos, porém. Como você vê, a densidade de informações é bem maior que na Sense ou na skin da Motorola. Você só não vê mais informações nos dias individuais, como tem um pequeno itinerário no rodapé que é uma mão na roda.

  • Notificações

Notificações.

HTC e Motorola são bem parecidas e próximas do visual padrão. Elegantes. A Samsung, porém, tem uma série de botões úteis (os quais existem desde as primeiras versões da TouchWiz). Precisa de mais informações? Deslize para a direita. Simples, limpo, eficiente. Nós amamos isso, mas queríamos que eles fossem personalizáveis, já que a maioria nunca é usada e faltam opções importantes (como o brilho da tela) que parecem tão óbvias. Ainda assim, a coroa é da Samsung.

  • E aí, qual é a melhor?

Tudo se resume ao seu gosto. A HTC levanta a taça no que diz respeito a visual e intuitividade. A Samsung aposta em mais funcionalidades, mas poxa vida como é atulhada. A Motorola é bem esparsa e simples, mas há muito a ser dito por ficar mais próxima do ICS padrão.

Via: http://site.gizmodo.com.br

~\\|//~
 -(o o)- RODRIGO SILVA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s