android - rodrigoesilva

O Android é o sistema operacional de código aberto desenvolvido pelo Google para dispositivos móveis. O seu núcleo é baseado no Linux e parte da sua implementação possui trechos de código da linguagem de programação Java. Sem dúvida é uma tecnologia inovadora que inclusive já rendeu uma batalha judicial entre Google e Oracle, sob a alegação do uso indevido de trechos do Java.

A versão do Android mais usada atualmente é a 2.3.3

Embora seja o sistema operacional para dispositivos móveis mais buscado por quem deseja customizar ao máximo o seu funcionamento, não é só de usuários avançados que é composta a “legião de fãs” do “robozinho verde”. Outra parcela dos seus usuários quer apenas curtir o seu gadget sem ter que se preocupar com aspectos técnicos.

Nesta coluna tira-dúvidas de tecnologia serão apresentadas as diferentes versões do Android e quais devem ser consideradas na hora de fazer a atualização do sistema no celular.


As versões

Uma versão do Android reflete diretamente nas funcionalidades que podem ser usufruídas no aparelho e, em alguns casos, até a possibilidade de instalação de um determinado aplicativo. Por exemplo, o aplicativo para Facebook terá a sua versão mais recente suportada apenas pela versão 2.2 do Android ou então o Google Chrome tem como requisito o Android 4.0 para ser instalada. Além disso, o suporte a execução do conteúdo do flash, que era considerado o grande diferencial por muitos usuários e fabricantes, não será suportado pela versão recém lançada.


Como saber se é possível ou não atualizar a versão do Android no seu dispositivo? Vale a pena fazer a atualização?
O processo de atualização da versão do Android não pode ser comparado com o de atualização do sistema operacional do PC. Mesmo que o Google já tenha liberado a atualização para download, ela terá que ser adaptada pelos fabricantes do dispositivo, e só então será disponibilizada aos seus usuários. Em alguns casos, também ocorre a influência da operadora de telefonia no processo de liberação de uma nova versão aos seus clientes.

Usuários avançados se beneficiam do fato de que o Android é um sistema operacional de código aberto, ou seja pode ser modificado e distribuído livremente. Porém, instalar um “firmware” que não seja o oficial disponibilizado pelo fabricante pode implicar na perda de garantia do aparelho. E em casos mais extremos, podem ocorrer falhas no processo de atualização usando versões “não-oficiais” do Android, acarretando na inutilização do aparelho. Esses aspectos da liberdade de escolher e modificar o sistema do aparelho conforme o gosto devem ser levados em consideração e, se for o caso, desaconselha-se ser feito por usuários que não tenham experiência nesse procedimento.

Pode parecer desencorajador atualizar o sistema através de versões de terceiros, mas é preciso ter em mente que, mesmo demorando, os fabricantes de smartphones e tablets tendem a liberar a atualização para a maioria dos seus produtos o quanto antes, recompensando a paciência de quem soube esperar. O ideal é manter o sistema operacional atualizado, pois em cada nova versão são corrigidos bugs e possíveis vulnerabilidades. Além disso, novas funcionalidades são adicionadas, melhorando a experiência de uso do sistema.
Alguns dispositivos comercializados podem não ter o seu hardware homologado pelo Google. Embora seja “tentador” adquirir um eletrônico repleto de recursos e de baixo custo, muitos aparelhos deste tipo não contam com um fornecedor comprometido em liberar atualizações. Em muitas situações não é possível conectá-los na Google Play, a loja de aplicativos da Google. Nesse caso, para que novos aplicativos possam ser instalados, será preciso recorrer a sites alternativos.

Para saber se já está disponível uma nova versão do Android para um determinado aparelho, o ideal é verificar no site do fabricante. O procedimento de atualização pode variar assim como o programa de sincronia de dados com o PC.

Versões do Android

O Android tem como padrão definir em sua nomenclatura, além do contador (número) da versão, um “codinome” inspirado em doces. Veja abaixo um resumo das principais funcionalidades das diferentes versões do sistema Android e seus respectivos nomes:

>> Android 1.5 Cupcake – conta com teclado virtual, widgets, upload de vídeos no YouTube e fotos no Picasa, som estéreo via Bluetooth.

>> Android 1.6 Donut – melhora no desempenho, ferramenta de busca, suporte a resoluções WVGA, screenshot dos aplicativos na Google Market.

>> Android 2.0/2.1 Eclair – suporte a HTML5, Bluetooth 2.1, otimização no desempenho, suporte a múltiplas contas, suporte ao Microsoft Exchange Server.

>> Android 2.2 Froyo – ainda largamente usada entre os dispositivos móveis disponíveis no mercado, conta com tethering e suporte a hotspot Wi-Fi, além de suporte ao Adobe Flash 10.1, atualização do Android Market.

>> Android 2.3 Gingerbread – trouxe melhorias na interface, suporte a teclado multitoque, suporte a telas grandes e a resoluções maiores, acesso a múltiplas câmeras e gerenciamento de downloads.

>>Android 3.0 Honeycomb – essa versão, que também foi otimizada para tablets, ganhou suporte a processadores multicore, a vídeochat e ao Google Gtalk, além de área de trabalho 3D.

>> Android 4.0/4.0.4 Ice Cream Sandwich – nessa versão é unificada a plataforma de smartphones e tablets. O sistema conta com reconhecimento facial, suporte a mais dispositivos Bluetooth, novas funções de acessibilidade, mais opções de compartilhamento de arquivos em redes sociais.

>> Android 4.1 Jelly Bean é a mais nova versão do sistema operacional e conta com reconhecimento e digitação por voz offline, Google Maps offline, Google Now, nova tela de bloqueio, widgets mais eficientes, melhora nas mensagens de notificação.

~\\|//~
 -(o o)- RODRIGO SILVA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s