[GOOGLE] Usando os recursos do Google que você provavelmente não conhece

Publicado: 06/07/2012 em Cotidiano, Google, Internet, Mundo, Notícias, Programação, Sistemas Operacionais, Softwares, Truques & Dicas
Tags:, , ,

O Google é uma grande máquina com todos os tipos de apps, programas e ferramentas. Muitos desses — como o Gmail e o Google Docs — são claramente úteis e amados por muita gente. Mas escondidos dentro da rede do Google estão pequenas e incríveis jóias menos conhecidas que podem deixar a sua vida mais fácil.

Ao longo dos últimos anos, o Google experimentou um monte de coisa. Ocultos sob apps populares como Gmail, pesquisa e Chrome, estão vários recursos legais que a maioria das pessoas não se deu ao trabalho de notar. Aqui estão alguns dos recursos desconhecidos favoritos do Google, dos apps do Google Drive ao Google+ com todo o resto no meio.

Use apps do Google Drive para funcionalidades e recursos extras

Para a maioria de nós, o Google Drive é só um novo nome bonitinho para o Docs. Entretanto, a recente integração de apps baseados na web no Google Drive está começando a ficar interessante. Esses apps utilizam a sua pasta no Drive diretamente para guardar novos arquivos lá ou integrar-se com os arquivos que você já possui. Aqui estão alguns dos apps do Drive que achamos úteis:

Envie e receba fax de graça com o HelloFax

HelloFax.

HelloFax não é o único serviço de envie e recebimento de fax online, mas sua íntima integração com o Google Drive o torna incrivelmente fácil de usar.

Com o HelloFax instalado, todo fax que você envia através do serviço é linkado diretamente ao Drive. Precisa enviar algum formulário? Envie-o a partir do Drive. Esperando por um fax? O HelloFax o armazenará diretamente em sua pasta no Drive, então você pode acessá-lo de qualquer lugar. A maioria de nós só usa uma máquina de fax em raras situações e o HelloFax é uma versátil alternativa para uma máquina grande e desajeitada.

Assine facilmente qualquer documento com o DocuSign

Assim como enviar faxes, outra coisa que você provavelmente não faz com frequência é assinar e retornar documentos. O DocuSign é um app do Drive que faz exatamente isso. Você pode compartilhar documentos que precisam de assinaturas ou adicionar a sua própria diretamente do Google Drive. Você recebe apenas 15 assinaturas gratuitas com o serviço, mas, honestamente, com que frequência você assina algo fisicamente, com papel e caneta?

Edite fotos diretamente do navegador com o Pixlr Editor e Aviary

Editor de imagens na nuvem.Ambos Pixlr Editor e Aviary são simples, mas úteis ferramentas de edição de fotos para o Google Drive que funcionam diretamente no seu navegador.

Se estiver procurando por um app similar em funções ao Photoshop, o conjunto de recursos do Pixlr Editor o torna uma excelente escolha. O Pixlr Editor não tem a abundância de ferramentas do Photoshop, mas como uma ferramenta gratuita de fotos na nuvem, ele funciona muito bem.

Se pequenos retoques em fotos são mais a sua praia, então o Aviary é tudo de que precisa. Envie suas fotos para o Drive e você poderá fazer simples edições como mexer nas cores e corrigir pequenos defeitos a partir do Drive.

Tenha detalhes do seu uso do Google Docs com o Spanning Stats

Spanning Stats.Você já se perguntou como gasta o tempo pra valer no Google Drive? O Spanning Stats é um app que analisa essas informações e as transformam em gráficos. Para a maioria das pessoas isso significa que você verá uma análise do que está ocupando espaço no seu Drive. Usuários avançados se beneficiam dos gráficos que mostram o volume de documentos criados em uma semana, mês e mais. Há também uma bela visualização dos horários nos quais você costuma criar novos documentos.

Se você for fã da ideia de quantificar-se a si mesmo, o Spanning Stats é um ótimo app para manter no seu Google Drive. Com ele, é possível ver como se está usando o Drive e, com sorte, usar essas informações para gerenciar melhor o seu tempo.

Recursos úteis e ocultos do Google+

O Google+ não decolou enquanto rede social, mas como uma plataforma aberta para coisas relacionadas ao social ele funciona muito bem.

Use o Local para encontrar e compartilhar seus locais favoritos

Google Local.

aba Local do Google+ não parece tão interessante pela descrição que tem: digite um endereço e o Google+ mostra a você restaurantes com a nota da Zagat. Mais interessante é o fato de que os usuários do Google+ também podem escrever reviews e ele mostra recomendações. Feito da maneira correta, você pode receber recomendações de pessoas que conhece cada vez que buscar por um restaurante.

Mesmo sem os recursos sociais, o Google Local é útil para encontrar bons lugares para uma refeição rápida. Claro, milhões de serviços de recomendações de restaurantes existem por aí, mas o Google Local é integrado onde você provavelmente começa a maioria das suas pesquisas: a busca do Google.

Organize suas festas com o Eventos para acesso liberado e convites

O Facebook tem um sistema de eventos, mas o problema é que você precisa de uma conta no Facebook para usá-lo. O novo Eventos do Google+ é muito mais fácil de usar. Crie um evento, compartilhe-o com seus amigos no Google ou qualquer um em sua lista de emails e está pronto. Eles não precisam se cadastrar no Google+ apenas para ver o convite.

Começado o evento, as pessoas podem compartilhar fotos no momento em que elas são tiradas diretamente na página do evento habilitando o Modo Festa no app do Google+, dar uma olhada nas fotos depois e baixá-las com um só clique. Como forma de convidar e documentar um evento, o Google Eventos é bem poderoso.

Guarde suas fotos na nuvem do Google+ automaticamente

Envio Automático.

Ainda que você não esteja usando o Google+ para muita coisa, ele é um bom local para guardar fotos. Novamente, você já tem uma conta, então talvez possa usar o espaço que ela traz consigo. Dá para ativar o Envio Automático no iPhone ou Android e toda foto tirada será automaticamente enviada para a nuvem. Como um serviço de backup fácil de usar e gratuito, não é uma má opção.

No que diz respeito ao compartilhamento, você pode definir que as fotos sejam visíveis a algumas pessoas em seus círculos no Google+, ou torná-las privadas e compartilhá-las diretamente via email. O destinatário não precisa ter conta no Google+ para olhar a galeria. Se você preferir um cliente desktop, todas as configurações do Google+ se integram perfeitamente com a ferramenta gratuita de gerenciamento de fotos do Google, o Picasa.

Faça reuniões online com o Google Hangouts (e seus apps)

Apps para Hangouts.

Os Hangouts do Google+ são uma simples sala de bate-papo por vídeo que permite que até dez pessoas conversem ao mesmo tempo, juntas. É fácil de usar e nós do Lifehacker usamos o recurso para nossas reuniões semanais. O mais interessante é a vastidão de apps especializados desenvolvidos para o Hangouts que acrescentam alguns tipos de funcionalidades que vão de lousas a vídeo poker. Alguns dos nossos favoritos:

  • Cacoo: é uma suite completa de complementos meio nerds para o Hangouts. Dentro dos Hangouts você pode criar mapas mentais, colaborar em diagramas e até mesmo trabalhar no layout do escritório. O Cacoo provavelmente não é um dos que usamos com mais frequência, mas ele certamente será bem útil em algum momento.
  • SlideShare: é sobre apresentações. Você pode criar apresentações de slides com o SlideShare e compartilhá-las com outros em um Hangout. Simples, fácil e não requer nenhum conhecimento técnico específico para usar.
  • ConceptBoard: quer colaborar em um projeto grande e deixar que outros apenas despejem ideias em uma simples imagem? O ConceptBoard é uma lousa gigante para seus Hangouts. Ele pode parecer meio bobo à primeira vista, mas funciona muito bem se você estiver participando de um projeto muito visual.
  • Compartilhamento de tela: é um dos recursos nativos do Hangouts que se mostra excelente quando você precisa dar uma mão para amigos ou familiares. Em um Hangout, simplesmente clique em “Compartilhar tela” no topo da sua e pronto. Você não pode controlar o computador de outra pessoa remotamente, mas pode compartilhar exatamente o que estiver fazendo — e eles podem fazer o mesmo que você — para resolver facilmente quaisquer problemas.

Google Drive e Google+ são provavelmente as áreas onde o Google está concentrando muito do seu atual momento. Ainda assim, alguns dos seus outros serviços são tão interessantes quanto.

Todo o resto: apps, produtos e scritps automatizados

Como dissemos no início, o Google tem uma tonelada de apps, serviços e recursos. É realmente difícil dar atenção a todos eles, muito menos se importar com. Escondidos na lista de produtos estão alguns pequenos apps que cresceram conosco ao longo do tempo. Vamos dar uma olhada em alguns dos nossos favoritos.

Google Schemer como ferramenta de planejamento e gerador de ideias para projetos

Schemer.

Em essência, o Google Schemer é uma ótima maneira de encontrar coisas novas para fazer na sua cidade. Você pode digitar seu endereço no Schemer e ver que tipo de coisas as pessoas estão fazendo à sua volta.

Basicamente, o Schemer é um meio de não só encontrar coisas interessantes para fazer, mas compartilhá-las com pessoas fisicamente próximas e amigos. O Schemer pode ajudá-lo a encontrar novas coisas para fazer se você estiver em uma cidade diferente por uma noite, ou apenas se quiser explorar a sua própria.

Google Maps personalizado para navegação personalizada

Mapas personalizados no Google Maps são simples de se fazer e dá a você o poder de ter um mapa completamente personalizado da cidade.

Você pode, por exemplo, manter um mapa para a sua vida. Coloque nele o endereço de casa, do seu trabalho e lugares aonde gosta de ir. Na medida em que descobre novos, adicione-os ao mapa, compartilhe-o com sua família e crie uma lista dos seus locais favoritos. A sua lista fica integrada diretamente no Google Maps do seu computador, então você terá sempre uma ideia do quão próximo está dos lugares de que mais gosta.

Relatórios ativos para monitorar o seu uso do Google

Relatórios ativos.

Já teve vontade de saber no que você gasta o tempo que passa com o Gmail aberto? Os relatórios ativos respondem essa para você. Os relatórios ativos analisam a sua atividade no Google e lhe mostram o que você mais tem pesquisado, quantas pesquisas você fez, como usa o Gmail e mais.

O que você faz com todos esses dados é contigo e sua utilidade varia de acordo com quanto tempo você gasta no Google. Ainda assim, como um histórico do seu tempo em frente ao computador, os relatórios ativos são uma fonte valiosa que talvez o ajude a descobrir o que há de errado (ou certo) com o seu uso do PC durante o mês.

Google Bookmarks como um serviço de leia depois e histórico de navegação integrados

Antes de serviços do tipo “leia depois” como Pocket e Instapaper, havia o Google Bookmarks: um serviço que permite a você salvar páginas para ver depois sem usar a sobrecarregada barra de favoritos do seu navegador.

Você pode organizar esses bookmarks em labels para deixá-los à mão e pode acrescentar novos links à listagem com um simples bookmarklet. O Google Bookmarks não tem o brilho de um serviço como o Instapaper, mas como um lugar para salvar links para pesquisas, ou apenas para ler depois, é uma boa pedida.

Scripts do Google Apps para automatizar tudo o que você faz no Google Apps

Gmail Meter.

Scripts do Google Apps são, basicamente, pequenas rotinas a la Automator que você pode criar e compartilhar para automatizar tarefas entre seus apps Google. A curva de aprendizado para fazer o seu não é das maiores, mas a melhor parte é que você pode baixar e usar qualquer um dos scripts das pessoas diretamente em seus documentos (abra uma nova planilha no Google Drive, clique em Ferramentas > Galeria de scripts). Recentemente os scripts foram integrados à Google Web Store, então o seu uso tende a ficar mais fácil. Eles vêm em uma grande variedade de sabores, mas aqui estão alguns dos nossos favoritos atualmente:

  • Gmail Meter: esse script trabalha de forma parecida com o já mencionado Monitor de atividades, mas com mais dados. A cada mês você recebe um email com uma lista completa de todas as suas atividades relacionadas ao Gmail. O Gmail Meter analisa o seu uso de formas muito loucas, incluindo média de palavras usadas, tempo de cada email, tempos de resposta e comprimento das conversas.
  • Gmail Attachments to Google Drive: esse script envia automaticamente cada anexo recebido no seu Gmail diretamente para o seu Google Drive. É simples, mas bem útil se você faz muitas edições no Drive.
  • Gmail Snooze: ele faz uma só coisa: dá à sua conta no Gmail um botão de soneca de modo que você possa descansar sem se preocupar com o recebimento de novos emails por um certo período.
  • Gmail Filter to SMS: você pode configurar esse script e, então, receber notificações através de mensagens de texto quando um email com determinadas características é recebido. Uma mão na roda para quando você quiser dar um tempo nos alertas de novos emails, mas precisa ficar sabendo de mensagens que uma certa pessoa lhe envie na hora.

No passado, os scripts do Google Apps tinha contornos mais geeks. Com a adição do suporte ao Google Drive e a habilidade de enviá-los à Chrome Web Store, eles estão ficando bem mais amigáveis.

***

Mesmo heavy users do Google não conseguem ficar a par de tudo o que a empresa lança. Na medida em que o Google integra seus serviços de uma forma mais coesiva no geral, testar esses serviços juntos com apps e scripts tende a se tornar uma medida mais poderosa e importante. Felizmente, começar a usar algumas das soluções apresentadas aqui agora significa que você estará melhor preparado para o futuro.

via: Gizmodo

~\\|//~
 -(o o)- RODRIGO SILVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s