Estamos no auge da onda da virtualização, planejando consolidação de servidores, redução de custos com infra, consumo de energia, hardwares de servidores, estações de TI e muito mais. O que podemos dizer sobre a virtualização de plataformas de automação industrial?

Já imaginou a quantidade de computadores industriais que podem ser substituidos por ThinClients, incluindo IHMs industriais, estações de supervisão, paineis de operação entre outros? Sem contar que há possibilidade de tornar mais segura essas aplicações em servidores redundantes em locais mais seguros.

É somente mais uma onda ou definitivamente será a solução dos futuros projetos?
Os novos projetos de automação estão considerando virtualização?
Os profissionais de automação estão preparados para essa tecnologia?
A cautela para aplicação de novos conceitos no segmento de automação é natural, porém, os profissionais de automação precisam cada vez conhecer as evoluções que ocorrem no mundo da TI corporativa devido a convergência cada vez maior do modelo das estruturas de TA e estruturas de  TI.

Certamente a evolução ocorre com mais velocidade no universo corporativo, onde a consolidação de N servidores em blades ou blocos virtuais já está a todo vapor, mas é necessário que os profissionais de automação esteja antenados com essa tecnologia para especificar projetos futuros, afim de evitar implantação de projetos obsoletos.

Uma aplicação já evidente é a virtualização de estações de operação HMI e SCADA em centros de controle, onde o projeto pode prever a instalação de thin clients para cada operador de processo e concentrar o processamento de N estações em uma unica estrutura de servidor redundante.

Uma segunda aplicação é consolidação de servidores multiplataforma, ou servidores que na arquitetura passada precisavam estar exclusivamente em hardwares separados, devido a diferença entre sistemas operacionais ou necessidade de dedicação exclusida do OS para o sistema suportado.

Nesse cenário, cada servidor pode ser virtualizado e todas as imagens podem rodas em uma única estrutura de hardware redundante. O benefício imediato é o aumento da capacidade de admnistração do recursos de processamento, memória e rede, velocidade em backups completos do sistema, mesmo em produção, redução da infraestrutura de rede entre servidores e possibilidade de ativar recursos de recuperação em caso de falha através de ativação imediata de imagens do servidor..

Acredito que a virtualização é um marco da era da informática e brevemente estará em pleno uso em todas as aplicações do nosso dia a dia e em breve espero postar alguns cases de aplicação da virtualização no mundo da automação.

~\\|//~
 -(o o)- RODRIGO SILVA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s