[DOOGLE] Alan Turing: Google comemora centenário do pai da computação

Publicado: 23/06/2012 em Google, Internet, Personalidades, Sistemas Operacionais, Tecnologia
Tags:, , ,

O Google homenageia, nesta sexta-feira, o centenário do matemático Alan Turing. Com um doodle interativo, os usuários do site de buscas devem tentar decifrar as letras do famoso logo da gigante tecnológica.

O doodle foi inspirado em sua principal invenção: a Máquina de Turing. Entendendo os “comandos” do caminho apresentado é possível “escrever” a palavra Google.

Alan Turing foi um incrível matemático, lógico e criptoanalista, cujos estudos e projetos se tornaram base para a tecnologia atual. É neste momento que muitos podem estar pensando: “Mas afinal de contas, o que esse cientista inventou de tão importante?”. A resposta deve estar, literalmente, na sua frente: ele é o motivo de você estar usando um computador neste momento.

Decifrando o Enigma

O primeiro destaque da vida de Turing veio quando ele estava perto dos 30 anos. Trabalhando em conjunto com uma organização inglesa, o matemático foi capaz de criar um sistema para traduzir os textos encriptados pelos alemães chamado “bombe”. Sua máquina era extremamente eficaz contra o equipamento inimigo, que usava uma encriptadora chamada Enigma para fazer com que as mensagens captadas pelos britânicos não fossem compreensíveis.

A bombe captava e identificava quando o sinal estava protegido pelo mesmo padrão da Enigma, para depois usar um padrão de lógica que ignorava informações que se contradiziam e gerar a mensagem verdadeira. Na época, já haviam algumas máquinas que faziam o mesmo, mas nenhuma tão bem quanto esta.

Versão reconstruída de uma bombe, no Museu de Bletchley Parck (Fonte da imagem: Wikimedia Commons )

O sistema da bombe usava mecanismos eletromecânicos e era extremamente avançado para sua época. Por isso, ele é muitas vezes considerado como o primeiro computador da história.

~\\|//~
 -(o o)- RODRIGO SILVA

Deixe um comentário