[CURIOSIDADE] PI – Um número fascinante

Publicado: 14/03/2012 em Cotidiano, Finanças / Contabilidade, Mundo
Tags:, ,

 

O valor de \pi pertence aos números irracionais. Para a maioria dos cálculos simples é comum aproximar {\pi} por 3,14. Uma boa parte das calculadoras científicas de 8 dígitos aproxima \pi por 3,1415927. Para cálculos mais precisos pode-se utilizar \pi \cong 3,1415926535897932384626433832795028841971693993751058 com 52 casas decimais

Hoje não é somente 14 de março, hoje é o dia do “Pi”, número que indica a razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, data em que entusiastas da matemática utilizam camisas estampadas com a letra grega que o representa e realizam festas em sua honra. A razão da celebração é que as datas nos Estados Unidos são escritas com o mês antes do dia, e portanto esta quarta-feira é o dia 3/14, os três primeiros dígitos do “Pi”.

Além de vestirem camisetas comemorativas, os admiradores do “Pi” celebram a data com o preparo de tortas (a constante matemática em inglês tem uma pronúncia parecida a “pie”, que significa torta”). Os maiores fãs do “Pi” já organizam eventos especiais para às 9h26min53s da manhã de 14 de março de 2015, quando seria obtido os sete primeiros números da constante reunidos no mesmo instante.

A data foi criada em 1988 pelo físico Larry Shaw e chegou a ser reconhecida como Dia Nacional do “Pi” pela Câmara de Representantes dos Estados Unidos em 2009. A primeira festa em homenagem ao número foi realizada no museu Exploratorium de São Francisco, na Califórnia, onde Shaw trabalhava.

Mas se alguém perder a celebração, não precisa se desesperar, pois neste ano há uma segunda chance de se comemorar o “Pi”. Vinte e dois de julho (22/7), dessa vez na maioria dos países ocidentais que escrevem as datas com o dia antes do mês, representa a aproximação fracional do “Pi”.

Tortas

Em inglês, o nome da constante (pi) e a palavra torta (pie) têm pronúncia idêntica. Por isso a tradição de comer tortas nesse dia. Mas como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceitos quaisquer pratos preparados em forma redonda.

PI está em todos os lugares 

O rolar das ondas numa praia, o trajeto aparente diário das estrelas no céu terrestre, o espalhamento de uma colônia de cogumelos, o movimento das engrenagens e rolamentos, a propagação dos campos eletromagnéticos e um sem número de fenômenos e objetos, do mundo natural e da Matemática, estão associados às idéias de simetria circular e esférica. Ora, o estudo e uso de círculos e esferas, de um modo quase que inexorável, acaba produzindo o PI. Daí a ubiquidade desse número. Ele é uma das constantes universais da Matemática.
É importante chamarmos a atenção para o fato que também são frequentes as ocorrências do PI em estudos onde aparentemente, principalmente para uma pessoa de pouca formação matemática, não estariam envolvidas simetrias circulares: na normalização da distribuição normal de probabilidades, na distribuição assintótica dos números primos, na construção de números primos próximos a inteiros dados ( na chamada constante de Ramanujan ), e mil e uma outras situações.

~\\|//~
 -(o o)- RODRIGO SILVA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s