[NOTÍCIA] Promessa Cumprida – Wikipédia em inglês fica fora do ar contra lei antipirataria nos EUA

Publicado: 18/01/2012 em Cotidiano, Internet, Notícias
Tags:, ,

“Imagine um mundo Sem Conhecimento Livre Por mais de uma década, temos gastou milhões de horas a construir a maior enciclopédia da história humana. Agora, o Congresso dos EUA está considerando uma legislação que poderia prejudicar, a Internet livre e aberta. Por 24 horas, para aumentar a conscientização, estamos tirando o Wikipedia.

 

Washington – Mais de 10 mil sites se somaram nesta quarta-feira a um protesto virtual contra uma lei do Congresso dos Estados Unidos que procura combater a pirataria online. A queixa, organizada através da página “www.sopastrike.com” e que começou pouco após a meia-noite, conta com a participação de empresas como Google, Wikipedia, Reddit, WordPress e Mozilla, segundo os ativistas.

São Paulo – O criador da Wikipedia, Jimmy Wales, cumpriu sua promessa e a versão em inglês da biblioteca online mais popular da web está fora do ar  nesta quarta-feira (18).

“Por mais de uma década, temos gasto milhões de horas para construir a maior enciclopédia da história da humanidade. Agora, o Congresso dos Estados Unidos está considerando uma legislação que poderia prejudicar fatalmente a internet livre e aberta. Por 24 horas, para aumentar a conscientização, estamos tirando do ar a Wikipedia”, diz o texto publicado na página.

A medida é um protesto contra o projeto de lei que tramita no Congresso americano conhecido como Sopa (Stop Online Piracy Act).

O Stop Online Piracy Act (SOPA) é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prevê o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site acusado de infringir direitos autorais. O foco está principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir. Protect IP Act (PIPA) é outro projeto sobre direitos autorais que circula no Senado.

Ambos são apoiados por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas são questionados por companhias de internet, como Google, Facebook, Amazon e Twitter, que interpretam as medidas como um tipo de censura aos sites e à liberdade de expressão. O SOPA ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara; a PIPA deve ir à votação no Senado ainda neste mês.

Google divulga oposição ao projeto

Embora não tenha participado do “apagão”, a versão americana do Google também apresenta hoje um link em sua página inicial que diz “Diga ao Congresso: Não censure a web”. A empresa havia anunciado hoje que protestaria contra o SOPA e o PIPA por meio da divulgação sobre as complicações que os dois projetos trazem para a liberdade de expressão na internet. Aos internautas que acessam a página a partir dos EUA, o Google exibe uma tarja preta sobre seu logotipo na página de busca.

O Google colocou uma petição no ar para que os usuários possam se manifestar contra a medida

Casa Branca recua de forma leve

De acordo com a agência Reuters, a Casa Branca já cogita alterar o projeto de lei.

Com a virada no sentimento do público sobre a medida, nas últimas semanas, e a ameaça implícita de veto surgida da Casa Branca, os assessores do Congresso estão se preparando para reformular o projeto de lei ou possivelmente redigir novas medidas.

Em mensagem publicada em seu blog no final de semana, a Casa Branca afirmou que não podia apoiar “um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da Internet global”.

Porém, três claúsulas ainda permanecem fortes. São elas: a desativação de links que conduzam a sites estrangeiros irregulares; o corte de serviços publicitários a esses sites; e a suspensão do processamento de pagamentos a eles.

~\\|//~
 -(o o)- RODRIGO SILVA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s