MS SQL Server é um SGBD – sistema gerenciador de Banco de dados relacional criado pela Microsoft em parceria com a Sybase em 1988 e inserido como produto complementar do Windows NT. Ao final da parceria, em 1994, a Microsoft continuou aperfeiçoando o produto. Com a nova versão o Microsoft SQL Server 2008 é fornecida uma plataforma de dados confiável, produtiva e inteligente que permite que você execute suas aplicações de missão crítica mais exigentes, reduza o tempo e o custo com o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicações e entregue percepção que se traduz em ações estratégicas em toda sua organização.O SQL É um Banco de dados robusto e usado por sistemas corporativos dos mais diversos portes.

Para obter as vantagens das novas oportunidades no dinâmico mundo corporativo, as empresas precisam de capacidades para rapidamente criar e implantar soluções baseadas em dados. O Microsoft SQL Server 2008 reduz o tempo e o custo de gerenciamento e de desenvolvimento de aplicações.

Gerenciamento Baseado em Diretivas
  • Gerenciamento Baseado em Diretivas: O Gerenciamento Baseado em Diretivas é uma estrutura para o gerenciamento de umas ou mais instâncias de SQL Server 2008. Use essa estrutura com o \MS-SQL Server Management Studio para criar diretivas que gerenciem entidades no servidor, tais como a instância de MS-SQL Server, bancos de dados e outros objetos do SQL Server.
  • Instalação Dinâmica: O SQL Server 2008 introduz melhorias significantes ao ciclo de vida de serviço para o MS-SQL Server, através da re-engenharia da instalação, configuração e arquitetura. Essas melhorias separam a instalação dos bits físicos do hardware, a partir de uma configuração do MS-SQL Server, permitindo que as empresas e os parceiros de software forneçam as configurações de instalação recomendadas.
  • Coleção de Dados de Desempenho: A resolução de problemas e o ajuste de desempenho são tarefas demoradas para o administrador. Para fornecer percepção de desempenho aos administradores, o MS-SQL Server 2008 inclui uma coleção de dados de desempenho mais ampla, um novo repositório de dados centralizado para armazenar os dados de desempenho e novas ferramentas para relatório de monitoramento.
Simplifique o Desenvolvimento de Aplicações
  • LINQ (Language Integrated Query): Permite que os desenvolvedores utilizem objeto para endereçar as consultas em relação aos dados usando uma linguagem de programação gerenciada, como C# ou VB.NET, ao invés das declarações SQL. Permite consultas transparentes, intuitivas e orientadas ao conjunto, escritas em linguagens.NET para serem executas em ADO.Net (LINQ para SQL), ADO.Net DataSets (LINQ para DataSets), ADO.NET Entity Framework (LINQ para Entidades) e provedor de mapeamento de serviços de dados de entidade. Use o novo provedor LINQ para SQL, que permite que os desenvolvedores usem a LINQ diretamente nas tabelas e colunas do SQL Server 2008.
  • Serviços de Objeto ADO.NET: A camada de serviços de objeto do ADO.NET permite a materialização, o acompanhamento de mudanças e a persistência dos dados como objetos CLR. Os desenvolvedores que usam o ADO.NET Framework podem programar em um banco de dados usando os objetos CLR que são gerenciados pelo ADO.NET. O SQL Server 2008 introduz um suporte mais eficiente e otimizado, que melhora o desempenho e simplifica o desenvolvimento.
Armazene Qualquer Informação
  • DATA/HORA: O MS-SQL Server 2008 introduz novos tipos de dados de data e hora, conforme as especificações do padrão SQL:
  • DATA – somente um tipo de data
  • HORA – somente um tipo de hora
  • DATETIMEOFFSET – um tipo datetime com suporte a fusos horários
  • DATETIME2 – um tipo datetime c/ maior fração de segundos e quantidade de anos que o tipo DATETIME existente

Os novos tipos de dados permitem que as aplicações tenham tipos de dados e de hora separados, ao mesmo em que fornecem grande variedade de dados ou precisão definida pelo usuário para os valores de hora.

  • HIERARCHY ID: Permite que as aplicações de banco de dados modelem as estruturas de árvores de uma maneira mais eficiente do que a atualmente possível. O novo tipo de sistema, HierarchyId, pode armazenar os valores que representam os nós em uma árvore hierárquica. Este novo tipo será implementado como um CLR UDTe expõe vários métodos nativos úteis e eficientes para criar e operar nos nós hierárquicos com um flexível modelo de programação.
  • Dados FILESTREAM: Permite que grandes dados binários seja armazenados diretamente no sistema de arquivos NTFS, ao mesmo tempo em que preserva uma parte integrante do banco de dados e mantém a consistência transacional. Permite o escalonamento de grandes dados binários tradicionalmente gerenciados pelo banco de dados para serem armazenados fora do banco de dados, em um armazenamento mais viável financeiramente.

Pesquisa de Texto Completamente Integrada: A pesquisa de Texto Completamente Integrada torna transparente a transição entre a pesquisa de texto e os dados relacionais e permite que os usuários utilizem os índices de texto para desenvolverem pesquisas de texto com alta velocidade e em grandes colunas de texto.

  • Colunas Dispersas: Os dados NULL não consomem nenhum espaço físico, o que fornece uma maneira altamente eficiente de gerenciar os dados null (vazios) em um banco de dados. Por exemplo, as Colunas Dispersas permitem que os objetos de modelos, que tipicamente têm números com valores nulos, sejam armazenados em um banco de dados do MS-SQL Server 2005 sem ter custos grandes com o espaço.

Tipos Amplos Definidos pelo Usuário: O MS-SQL Server 2008 elimina o limite de 8KB para os Tipos Definidos pelo Usuário (UDTs), permitindo que os usuários ampliem bastante o tamanho de seus UDTs.

  • Tipos de Dados Espaciais: Cria capacidades espaciais em suas aplicações, usando o suporte para dados espaciais.
  • Implemente soluções Round Earth com o tipo de dado geography. Use as coordenadas de latitude e longitude para definir as áreas de superfície da Terra.
  • Implemente soluções Flat Earth com o tipo de dado geometry. Armazene polígonos, pontos e linhas que estão associados com as superfícies planas e dados naturalmente planos, tal como espaços interiores. 
~\\|//~
 -(o o)- RODRIGO SILVA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s